RECEBI ESTE EMAIL E ESTOU POSTANDO
OI NILZA, SOU SUA ALUNA NO SEMINÁRIO, QUERIA QUE VC ME DESSE UMA AULA SOBRE OS CABELOS DAS IRMÃS NOS DIAS DE HOJE, POIS SOU DE UMA IGREJA QUE NAO PODE ARRUMAR O CABELO. NA VERDADE SEMPRE ME DISSERAM ISSO DESDE QUE ACEITEI O SENHOR JESUS.
MAS QUANDO FUI CONHECENDO O SENHOR JESUS E SUA PALAVRA ENTENDI NA MINHA INTERPRETAÇÃO QUE PODEMOS ARRUMAR OS CABELOS SIM. ARRUMAR QUE DIGO É CORTAR E USAR PROCESSO QUIMICO.
SÓ QUE EXISTE UMA CONDENAÇÃO NOS MEUS PENSAMENTOS SABE. FICO FRACA ESPIRITUALMENTE POIS QUERO ME LIBERTAR DISSO, MAS NAO CONSIGO. O QUE FAÇO?
SO DEUS SABE O QUE ESTOU PASSANDO TODA VEZ QUE VEJO MEUS CABELOS MALTRATADOS E PIOR QUE FALEI COM MEU PASTOR ELE DISSE COM CARINHO PRA EU FAZER UMA CAMPANHA DE ORAÇAO E UNÇÃO NOS MEUS CABELOS POIS REALMENTE VIU QUE ESTÁ FEIO.
SÓ NILZA QUE TEM COISA QUE NAO TEM JEITO, SE EU NAO CORTAR E ALISAR A PARTE QUE ESTÁ ME ENCOMODANDO PRA MIM NEM CAMPANHA VAI TER SOLUÇÃO.
OUTRA COISA, DISSE QUE POSSO ATÉ ARRUMAR MAS TENHO QUE LEVAR UM ATESTADO DO MÉDICO PARA AUTORIZAR, SÓ QUE NAO QUERO FICAR LÁ DESSE JEITO SENDO VISTA COMO UMA IRMÃ VAIDOSA OU OUTRA COISA QUALQUER, ENTENDE?
POR ISSO PAREI DE IR NA IGREJA A DUAS SEMANAS ESTOU TRISTE. FORA OUTRAS COISAS QUE ACONTECE EM CASA.
ME AJUDE.
RESPOSTA
Usos e costumes são vistos de diversas formas na igreja evangélica. Alguns os vêem como bons costumes, outros como uma nova lei dada aos crentes, outros como costumes escravizantes e outros como forma de manter a “identidade” da denominação.
Esta postura do pastor é um típico exemplo de alguém que acha o costume tão “bom” que justifica até o sofrimento alheio para cumpri-lo.
Quando para se cumprir um costume tem de perder a misericórdia , tal costume não é bom e, sim, maligno.
.“Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.” (Mateus 12 : 7)
Além do mais, recebemos de Deus uma consciência para que possamos examinar o que nos convém ou não, de modo que ser obrigado a seguir costumes denominacionais vai contra a liberdade que nos foi dada, sendo algo totalmente retrógrado e imaturo para um cristão.
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies?
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; (Colossenses 2:20-22)
Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio: Entre o que serve a Deus e o que não serve..."
Temos que ser diferente!
Muita gente esta confundindo vaidade com higiene pessoal!
Não tenho que cortar os cabelos para que eu me sinta bem ou me sinta mais mulher, tenho é que estar na presença do Senhor em todos os aspectos da minha vida e certamente Deus suprirá todas as minhas necessidades!
Temos que ser diferentes na conduta do dia a dia não nas vestes e naquilo que achamos que vai nos dar algo mais. Veja as os cabelos e trajes das ciganas: se tudo isso fosse santidade as mulheres mulçumanas seriam as mais santas.
Reflita: se a mulher não pode cortar o cabelo, pergunto: pode o sacerdote fazer a barba? (Levítico Capítulo : 21 – Não farão os sacerdotes calva na cabeça, e não raparão os cantos da barba...)
Em I cor 11.15, Paulo diz que "é honroso a mulher ter seus cabelos compridos." Paulo estava aconselhando (e não mandando) as mulheres de Corinto. Devemos entender a diferença entre conselho e ordem, entre usos e costumes e regra de fé, entre estatuto denominacional e salvação. Precisamos entender em que contexto o apóstolo escreveu este texto. Estamos na cultura ocidental, no século XXI em plena pós-modernidade e esse texto não tem nada a ver com os nossos tempos. Precisamos, antes de tudo, fazer uma leitura bíblica madura.
Preste atenção! Corinto era uma das principais cidades do mundo antigo e era um centro comercial, cultural e religioso. Todo antro de prostituição do mundo antigo concentrava-se em Corinto. O próprio nome Corinto significa "corrupto" ou "corrompido", e era naquela cidade que se situava o templo do "deus" eros, o deus do sexo. Para lá afluíam pessoas de todas as regiões do império para prestar culto ao deus do sexo, (eros) e se prostituírem.
Paulo estava falando por conta de uma situação, porque o adorador de eros quando chegava em Corinto, é pela cabeça rapada que identificava as prostitutas. Só que a medida que Paulo pregava em Corinto, algumas dessas mulheres iam se convertendo ao evangelho, não mais rapando seus cabelos que iam crescendo gradativamente, até que alcançassem tamanho satisfatório.
Ah! por falar em prostituta, faço uma observação sobre o que o apóstolo Paulo queria dizer naquele contexto quando escreveu em 1co 11.15 (que é honroso a mulher ter seus cabelos compridos: independente da conversão elas precisavam continuar caminhando pelas ruas em direção aos seus afazeres, e seus "adoradores" ao fazer-lhes proposta de prostituição, respondiam: - agora eu sou cristã. Mas quando o proponente percebia sua cabeça ainda rapada, questionava sua conversão. Por isto, Paulo aconselhava as irmãs recém convertidas a cobrirem suas cabeças com um véu até que seus cabelos voltassem a crescer, para que não fossem confundidas com as prostitutas rituais.
Portanto, irmã, seu cabelo não tem, e nunca terá, influência no plano de salvação que Deus projetou pra você.
Deus te abençoe e procure ver se estou certa. Pesquise, estude e tire suas conclusões com a ajuda do Espírito Santo
NILZA CARDOSO