sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Joquebede


Joquebede nasceu escrava e tinha tudo para ser uma mulher infeliz mas nunca desistiu de ter esperanças
Joquebede se apaixona  mesmo sendo escrava
Ela engravida e tem filhos mas  num determinado momento onde  faraó decreta que todos os filhos meninos deveriam ser mortos
Joquebede conseguiu superar esses momentos crendo que o senhor iria dar lhe um escape
Mesmo contra tudo e contra todos joquebede não desiste da gravides
Naquela época joquebede não tinha ultrason nem como saber o sexo do filho
 Muitas amigas lhe aconselhavam provavelmente para que abortasse mas ela se  recusou a abortar de seu sonho
Não aborte seu sonho pk Deus pode fazer seu sonho vir a existência
Joquebede esperou durante toda a gravidez mesmo na ansiedade sem saber se seu fuilho sweria uma menina ou seria um menino pois menino teria ke morrer
Joquebede tentou um pouco mais e nos tbm devemos tentar um pouco mais
Logo ansce o filho de joquebede mas ela não desiste pois ela não acreditava que Deus iria dar um filho para morrer
Ela escondeu o filho por 3 meses o que parece quase impossível
Certamente as vizinhas diziam e agora?
Vc ta pensando que so vc vai  que vai conseguir? Olha so tem mulher aqui no egito e vc ta pensando que so vc vai ficar com seu filho pois todos morreram certamente muitas mandaram que jogasse no rio
Joquebede orou e confiou e preferiu colocar o filho nas mãos de Deus e não ans mãos de farão
Deus pode fazer um milagre!
 Tenta um pouco mais  e não entregue os pontos!
 Coloque tudo nas mãos de Deus pk deus pode cuidar do ke é teu
Joquebede colcoa seu filho num cestinho e lança no rio
Certamente Deus ordenou ao rio e a satanás que nada tocasse nesse menino pk esse filho de joquebede  era  de Deus
Qdo esta nas mãos do senhor o maligno não toca
Ninguém toca em nossa família qdo colcoamos no cesto de Deus
O cestinho vai  justamente na hora que a princesa vai se banhar
Qdo resolvemos acreditar Deus resolve fazer!
 Qdo tentamos as coisas acontecessem
 Acredite
Tente um pouco mais
A princesa qdo abre o cestinho não resite ao beleza daquela criança e aprincesa pega ele e percebe que esse menino era hebreu e tinha um decreto de seu pai de matar todo hebreu
E a princesa desobedece ao próprio pai
Miriam que seguia o cestinho diz a princesa ke pode chamar uma mulher pra cuidar do bb
E joquebede vem cuidar do próprio filho
Nenhum escravo receberia um salario pra cuidar de seu filho mas Deus mudou a situação e honrou a joquebede
Deus honra a quem confia nele
Joquebede cuida do bb por 2 anos
Moises foi educado com todas ciência, e foi preparado para ser sucessor de faraó
Mas moises foi escolhido para ser o libertador do povo de israel.joquebede não desistiu do filho deixando dos conselhos de todos para abortar
Os planos de deus são maiores mas temos que acreditar
Creio que joquebede olhando para seu filho e diz valeu a pena pois nehuma mulher da idade dela tinha um filho homem e ela não abriu mao de seu sonho
Devemos esperar o agir de deus um pouco mais
Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os meninos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as meninas guardareis com vida. E foi um homem da casa de Levi e casou-se com uma filha de Levi. E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e vendo que ele era formoso, escondeu-o por três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos, junto à margem do rio.” Êxodo 1:22 e 2: 1-3.

Bom dia querida amiga! Quando a maioria de nós lê esse texto, nós pensamos em quem? Em Moisés, claro! Mas hoje eu não quero falar de Moisés. Eu quero falar de uma mulher incrível e pouco falada: Joquebede, a mãe de Moisés. E sabe o que mais me impressionou na vida de Joquebede? Ela ousou sonhar.

Joquebede nasceu no pior momento da história de Israel. Ela nasceu no pior momento da história de sua família. Por quê? Porque o tataravô dela havia sido um escravo. O bisavô de Joquebede havia sido escravo. O avô também. O pai era escravo. Ela também. Ela não tinha o direito de escolher a casa onde ia morar. Não tinha o direito de escolher a roupa que ia vestir, a comida que ia comer. Ela não tinha o direito de decidir que hora ia acordar e que hora ia dormir. Quem decidia tudo para ela era Faraó.

Quem era Faraó? Faraó era o rei do Egito. O povo judeu havia entrado no Egito por causa de José, o primeiro-ministro judeu. Cresceram, prosperaram... José morreu. O Faraó de então também se foi. Agora havia um novo Faraó, que não queria ver o bem de Israel. Para tentar frear o crescimento do povo de Israel, Faraó decide escravizá-los. Foram 430 anos... Várias gerações de escravos.

Mas, quem é Faraó para nós hoje? Ele representa Satanás, aquele que escraviza as pessoas, para que não cresçam e sejam felizes!

Escravos não têm direitos. Quem é escravo vive oprimido, angustiado, revoltado, amarguradovive triste, com a auto estima baixa. Escravo não tem esperança. Escravo não tem sonhos. A única coisa com que um escravo poderia sonhar é com a morte, pois somente assim seria livre.

É nessa situação na qual ela nasce. Nasceu no pior momento em que podia ter nascido. Ela tinha tudo para ser uma pessoa amargurada e depressiva. Tinha tudo para ficar de mal com a vida, para perder a esperança, para desejar até o suicídio.

No entanto, a Bíblia diz que ela se casou com um homem da tribo de Levi chamado Anrão. Você já pensou que situação ruim para se casar? Mas Joquebede, mesmo nascendo no meio dessas circunstâncias, se casou. Sabe por quê? Porque apesar de toda circunstância, ela ainda acreditava na vida, no amor... Ela acreditava que poderia ser feliz, que poderia acontecer algo de bom na vida dela, mesmo tudo dando errado.

Porém, por causa do crescimento e da força do povo judeu no Egito, a Bíblia diz que Faraó estabeleceu um decreto: Todo menino judeu que nascesse dali para frente seria jogado no rio Nilo. Faraó queria parar o crescimento do povo de Israel. E é nessa hora, mesmo com as piores perspectivas, que Joquebede engravida. Você já imaginou que hora para ficar grávida? Afinal, todo menino que nascesse seria jogado no rio. Por que alguém, mesmo sabendo do risco, resolve ter um filho em um momento assim? Simples: Joquebede era uma sonhadora! E sonhadores são ousados. Afinal, a próprio natureza dos sonhos é a ousadia.

E quando a barriga começou a aparecer, com certeza vieram umas vizinhas pra dizer: - Que é isso Joquebede!? Logo agora você foi ficar grávida? Você já não tinha dois filhos?! Por que mais um? Olha, se o teu filho for homem, você vai ter que jogá-lo no rio. Maria já jogou o dela, Antônia já jogou o dela, a Marta já jogou, e a próxima vai ser você.

Muitas pessoas que eu conheço iriam dizer: - Ai meu Deus!!! Por que isso foi acontecer comigo? Por que Deus foi deixar isso acontecer? O que foi que eu fiz pra merecer isso? Por que Deus deixou... Logo agora que estava indo tudo tão bem...
E olha que naquela época não tinha ultra som para saber se era menino ou menina. E ela teve de conviver com aquela dúvida por nove meses.

Aí aparece outra pra dizer: Por que você não aborta?! Vai morrer mesmo! Aborta... Aborta o teu filho. Aborta o teu casamento. Pra que casar? Depois vai separar mesmo! Aborta essa empresa. Pra que abrir? Vai quebrar mesmo. Faraó está matando casamentos. Faraó está matando sonhos. Faraó está afogando empresas...

Sabe o que é que Joquebede fez? Ela continuou sonhando! Se você continuar sonhando, continuar crendo, Deus não permitirá que Faraó afogue os teus sonhos!

E então a criança nasce. As vizinhas aparecem para dizer: - Eu não falei que ia ser menino? Eu sabia! Agora eu quero ver o que ela vai fazer. Todo mundo teve que jogar o filho no rio. Agora eu quero ver. Fica aí toda metida a “crentinha”. Acreditou no milagre, no sonho... Disse que Deus ia fazer. E agora?

A Bíblia diz que ela consegue esconder o menino por três meses. Porém, quando não era mais possível esconder a criança,provavelmente ela ouviu: - E agora? Você está pensando que é só você que vai ficar com seu filho? Você está pensando que é só você que não vai perder o emprego? Você está pensando que é só o teu casamento que vai dar certo? Olha, todo mundo está sem filho homem. Pode olhar. Só tem mulher com menina no colo. Você está pensando que você tem o rei na barriga?
Agora você vai ter que entregar o menino para Faraó. Agora esse menino vai ter de morrer.

Então, a sonhadora Joquebede toma uma decisão: Ela coloca Moisés em um cesto e o solta pelas águas do Rio Nilo. Pode parecer uma decisão desesperada, uma decisão louca... Existem momentos em que não sabemos o que fazer. Existem situações que parecem não ter saída. Mas o que Joquebede fez foi colocar seu filho nas mãos de Deus. Nós precisamos fazer a nossa parte. Porém, quando o impossível bate à nossa porta, precisamos entregar a situação nas mãos de Deus. Pode ser que alguém tenha dito: - Ah, mas o menino vai morrer mesmo assim. Afinal, o rio está cheio de juncos. Com essa correnteza o cesto vai bater e virar. E olha que o rio está cheio de crocodilos...

Porém, sonhadores entregam seus sonhos nas mãos de Deus, e não de Faraó!

Nada virou aquele cesto. Crocodilo nenhum tocou naquele cesto. Deus disse: Nada toca nesse menino. Eu o escolhi, porque a mãe dele resolveu acreditar em Mim. Ela resolveu tentar mais um pouco. Ela ousou sonhar! Quando você coloca os teus sonhos, os teus projetos, a sua família, nas mãos de Deus, Satanás não pode tocá-los!

A Bíblia diz que o cestinho foi boiando até encontrar a filha de Faraó, que estava se banhando no rio com as suas donzelas. Quando a princesa viu o cestinho, pediu para uma de suas donzelas pegá-lo. Quando você resolve acreditar, Deus resolve fazer. Quando você tenta mais um pouco, as coisas começam a acontecer. Acredite. Tente um pouco mais. Sonhe!!!
E ela viu que era um menino judeu. E ela sabia do decreto de morte. Mas mesmo assim ela resolveu deixar o menino viver.Quando você decide crer e não desistir, os decretos de Faraó perdem a validade sobre a sua vida.

Joquebede havia mandado que Miriam, sua filha, observasse ao longe o que seria do menino. Quando a princesa toma Moisés em seus braços, Miriam pergunta se ela gostaria que uma ama de leite judia fosse chamada para amamentar a criança. A princesa concordou, e disse que pagaria o salário da ama.

Quem você acha que Miriam chamou? Joquebede, nossa sonhadora. Ela se tornou a única escrava que recebia salário, e para cuidar do próprio filho! Deus é maravilhoso!

Nenhum escravo tinha salário, mas ela tinha salário para cuidar do próprio filho. Deus faz assim! Ele vai usar até aqueles que queriam o teu mal para te abençoar. Vão te pagar para você cuidar do teu sonho!

Quando o menino cresceu, ela teve de devolver para a filha de Faraó. E você pode estar se perguntado: Por que Deus permitiu tudo isso e agora ela teve que devolver o filho para Faraó? Porque Deus queria fazer de Moisés um grande líder, e assim ele teve acesso às melhores faculdades do mundo, sendo criado como neto de Faraó. Aprendeu à falar várias línguas, aprendeu sobre leis, sobre administração, foi educado para ser o próximo Faraó. Deus faz tudo bem feito. Ele usou Faraó para formar o líder que mais tarde iria libertar o Seu povo da escravidão.

E quando Moisés chega para libertar o povo, e faz todos aqueles milagres, eu fico imaginando a cara de Joquebede... Moisés reúne o povo, manda tocar a trombeta e toma o cajado de líder na mão... Ela deve ter dito para às vizinhas: Esse é o meu garoto. Valeu à pena sonhar!
Já imaginou se Joquebede tivesse abortado? Já imaginou se ela entregasse o menino? Se ela não tivesse acreditado? Já imaginou se ela fosse amargurada, magoada? E se ela não tivesse sonhado? Já imaginou se ela ficasse reclamando que estava grávida, acusando Anrão: - Eu disse que eu não podia, mas você veio...

Já imaginou se ela fizesse como muita gente que fica reclamando de tudo, sem entender que o plano de Deus é maior do que todas as circunstâncias contrárias? O plano de Deus é maior que os seus problemas. O plano de Deus é maior que a sua dificuldade. Deus tem um plano maior que você não está vendo.

Não permita que Satanás lhe escravize e afogue os seus sonhos. Joquebede não era mais uma escrava, pois o seu sonho a libertou. E libertou também toda a nação de Israel. Minha querida amiga: Seja ousada! Não aceite os decretos de Faraó. Não aceite as palavras contrárias. O seu sonho pode libertar toda a sua casa. Ouse sonhar!

Com amor: Pra. Elisabete Kellermann.




Nenhum comentário:

Postar um comentário